en-us-Opções econômicas para fazer o seu jardim vertical.

10/03/2017

Os jardins verticais sempre foram muito vistos fora do país. A Europa e os Estados Unidos sempre estiveram mais ligados com a ideia de sustentabilidade e aproveitamento do verde. O jardim vertical melhora o índice de poluição do ar, refresca e deixa o ambiente mais bonito.

Em São Paulo, depois que o prefeito João Doria começou a implementar jardins verticais nos viadutos e nas fachadas dos prédios, todos começaram a ver de perto os benefícios que esse verde vertical traz.

Na Cidade do México, os jardins verticais espalhados pela cidade trazem uma tecnologia de ponta, um sistema automatizado que calcula a hora que a vegetação precisa ser regada, o quanto do ar está sendo purificado, sendo possível ter com facilidade essas informações e ainda não se ter o trabalho de regar toda a vegetação manualmente. Comprovou-se que a qualidade do ar melhorou muito após a implementação em massa dos jardins verticais.

Agora todo mundo está querendo ter um jardim vertical dentro de casa. E porque não?

Veja o que o Projeto Express separou de econômico e interessante para vocês:

Jardim Vertical com malha de aço.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Adoramos essa dica porque pode ser encaixado desde em espaços grandes (paredes grandes) até paredes pequenas (como apartamentos). É uma malha de aço, usada em obras, também chamada de tela. Geralmente a tela tem várias espessuras e o enquadramento também pode variar. Você pode ir até um local que fornece aços para construção e perguntar se tem alguma dessa tela sobrando, ou encomendar uma para você. No caso, essa é uma tela Q92 - 15x15 de 2.00x3.00 de altura, essas medidas e dimensões podem variar mas uma assim custa em torno de R$48,80.

Depois é só prender os vasinhos na própria tela de aço, do espaçamento que você quiser. E aí você pode incrementar com mais objetos, como quadros e até luminárias, como na foto. <3

Exemplo:

Fonte: Leroy Merlin
Fonte: Leroy Merlin

Jardim Vertical feito de blocos de concreto.


Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Essa opção é bem bacana para montar jardins verticais externos, por ocupar mais espaço. Sabe aquele bloco de concreto que ficou sobrando da sua obra? Monte um jardim! Nesse caso, são suculentas e estão distribuídas mais horizontalmente, mas elas podem ir até lá em cima e em vez de suculentas, podemos plantar samambaias e até plantas trepadeiras. A vegetação vai crescer e os blocos ficarão inteiros verdes! 

Jardim Vertical em fios de aço.

Essa ideia é muito bacana também para espaços externos, mas nada impede se for montado em um apartamento ou casa, deixar um vaso retangular de largura que você quiser que o jardim cresça para que a vegetação tenha contato com a terra.

Esses fios de aço podem ser presos com ganchinhos e você pode brincar com os desenhos que quer formar. Os fios podem ser finos, de 0,45mm e um carretel desse custa em torno de 19 reais.

A planta Jasmim estrela é muito utilizada pois pode crescer até 3 metros de altura, por isso ela vai acompanhando os fios. Do contrário que muitos pensam, as trepadeiras não são ideais nesse caso pois pesam muito os fios, destruindo as vezes as formas que você quer deixar na parede.

Abaixo uma galeria completa de jardins verticais possíveis de serem feitos por você! 



Por Barbara OrianiCriadora do "Projeto Express", uma solução online que, através de prazos e preços reduzidos, democratiza com qualidade, o trabalho de arquitetura e design de interiores. 

Dúvidas e Sugestões: projetoexpress2017@gmail.com